Unhas doentes podem indicar problemas de saúde

Margem

Quase sempre encaramos as unhas como parte fundamental na complementação de nossa beleza.

Porém, unhas doentes podem dizer muito mais sobre nossa saúde, do que simplesmente o estilo que adotamos.

Acredita que as unhas podem emitir sinais de que nosso corpo  esteja bem ou mal?

unhas doentes

Sim, e estão sempre fazendo isto, embora, muitas  mulheres não percebam.

É bom entendermos que elas não estão em nossos membros apenas para servir de decoração, mas possuem ainda outras funções, as quais queremos comentar com você a  seguir.

De que é feito nossas unhas?

Unhas, não é apenas uma parte de nosso corpo com preferência de receber adornos.

A unha é feita de queratina, por isso é dura e ajuda quando há necessidade de firmar as mãos e segurar objetos.

Com ela aliviamos desesperadamente a coceira! Ou vai dizer que nunca fez isso?  (este é um dos motivos para conservá-las  higienizadas).

Outras duas missões importantes das unhas: Proteger os dedos de ferimentos e dar sinais do que ocorre com nossa saúde.

Isto mesmo!

Elas contam ao médico se algo estiver errado com o funcionamento de nosso organismo, e quer saber como isso é possível? Vamos lá:

As unhas e as doenças à elas  relacionadas

Vejamos, seja  com o coração, pulmão, tireóide ou sangue. As unhas revelam o mal que se esconde no corpo humano. Já percebeu que quando você vai a um bom médico, ele fica olhando para suas mãos?

Então, isto ocorre por ser uma das formas clinicas de verificar o funcionamento dos órgãos vitais do nosso corpo. Observando alterações nas unhas, o médico pedirá outros exames, para confirmar ou descartar hipóteses de doenças.

Convido-te agora, a conhecer de forma abreviada, alguns males físicos que podem se revelam por intermédio das  unhas:

As unhas e o coração em uma união inseparável!

Unha e coraçãoUma pessoa que tenha problemas cardíacos, terá um pré diagnóstico,  quando o médico verifica a cor de sua unha, ( sem os esmaltes, é claro).

Caso estiverem com as pontas azuladas ou arroxeadas, pode significar baixa oxigenação no sangue, o que é prejudicial a todo organismo, mas principalmente ao coração.

Ainda, se houver a presença de listras vermelhas, é possível a presença de uma  infecção na válvula do coração.

Outros problemas cardíacos e também derrames pulmonares, poderão ser detectados, observando se  as unhas se encontram avermelhadas e com curvaturas.

A questão é séria e não deve ser negligenciada, portanto, sempre que for fazer as unhas, observe o aspecto delas.

Quando retirar os esmaltes para trocá-los, e você perceber a diferença nas unhas,  marque uma consulta com seu médico, não custa nada prevenir.

Hipotireoidismo e unhas fracas

unha doente hipotireoidismoQuando a glândula Tireóide, que fica localizada na região do pescoço, começa a ficar lenta na produção de seus hormônios, devido ao excesso no consumo de sal ou fadiga extrema dentre outras complicações.

Além da lentidão sentida por todo o corpo, as unhas também apresentam sua manifestação: elas ficam fracas, quebrando com facilidade.

Isto pode ser um dos sinais que a tireóide não está se dando bem. Mas não é apenas por esse motivo que elas se quebram, pode ser falta de vitaminas, o que veremos mais abaixo. No entanto, fique de olho em unhas quebradiças e vá ao médico.

Unhas quebradiças e falta de vitaminas

unhas fracas e alimentaçãoUnhas que se quebram com facilidade, não devem apenas buscar uma solução com esmaltes fortalecedores. É preciso uma consulta clinica.

Quando o corpo passa por um desgaste muito grande, não tem alimentação equilibrada, ou mesmo desenvolveu outras doenças que provocam a perda de vitaminas, as unhas sentem.

Elas se tornam vulneráveis e quebradiças.  A causa  é desnutrição ou deficiências de vitaminas C, acido fólico, proteínas ou a falta de ferro que conduz à anemia.

A Psoríase, doença genética que produz vermelhidão e escamação na pele, também pode ser diagnosticada, quando as unhas apresentam furos. 

Manchas brancas na unha, traumas ou  anemia

unhas fracas aneminaA presença de manchas brancas nas unhas pode ter sido ocasionada por alguma batida, ou seja, pequenos traumas ao golpes  nas mãos em qualquer lugar sem que se  perceba.

Pode estar ainda, associada á falta de zinco no organismo ou deficiência de ferro.  No caso da presença de estrias brancas, são os rins que poderão estar comprometidos.

É bom que se faça um diagnóstico diretamente com um médico  para prevenir ou tratar possíveis moléstias.

Doenças no fígado, pulmão ou infecções

Comece a observar melhor a coloração de suas unhas. Para obter um corpo saudável. Se estiverem esverdeadas, é sinal de que existe alguma infecção causada por bactérias.

Unhas brancas podem representar doenças do fígado, com listras escuras é possível a evidência do câncer de pele, e quanto mais rápido, deverá ser investigado.

Se elas estiverem grossas, é bom fazer uma avaliação no estado do pulmão, ou observar a circulação sanguínea. Se estiverem (exageradamente) grossas e enrugadas, poderá indicar a presença de fungos.

Está vendo como é necessário ter cuidados, não apenas com a estética, mas também com a observação de suas unhas?

Dicas para prevenir doenças indicadas por meio das unhas

É necessário em primeiro lugar, que ao observar alguns dos sinais acima descritos, que não dispense impreterivelmente a avaliação médica, só ele por intermédio  de exames eficientes poderá dar o diagnostico real.

Com algo sério como desta natureza não se pode brincar, e  é bem melhor “prevenir é melhor do que remediar”!  Por isso, aí vai algumas dicas para que você tenha condições de se cuidar das unhas e corpo:

1. Cuide de sua alimentação, até as unhas agradecem:

Prefira sucos naturais, de limão, acerola, laranja, cenoura. Coma verduras e legumes com freqüência, ingira  carne branca.

O equilíbrio alimentar é uma das melhores formas de prevenção. Ao ingerir alimentos em quantidade e qualidade adequadas, estará combatendo a anemia, o câncer, doenças renais, do fígado e coração

Além de ficar com unhas lindas e fortes.

2 Não só as unhas , mas todo corpo quer descanso, durma bem!

Não sei se você observou, mas o estresse e a fadiga extrema causam tantos problemas no corpo quanto a alimentação inadequada.

Então, descansar é muito importante para a saúde. Se não deseja ver unhas quebradiças, brancas, verdes, escuras... Precisa dormir com qualidade.

Quando for possível, desligue todos os meios de comunicação como celulares, computadores, televisão, e relaxe.  

3 Não se sobrecarregue, coloque as “unhas de molho”

Controle suas tarefas, de forma que não se sobrecarregue demais. Consiga pelo menos um dia na semana para lazer, e dois para exercícios físicos.

Tenha tempo para ficar bonita, pintando as unhas e cuidando da aparência, mas não sacrifique seu tempo de lazer  e exercício.

Sabia que tem mulheres que sofrem de stress por exceder aos rituais de beleza?

Sério! Tudo há seu tempo, assim é melhor. Não se deve extrapolar em nada, o equilíbrio físico é boa arma.

4 Não deixe de olhar suas unhas e ir ao médico com constância

Se perceber algum sinal em suas unhas, vá rapidamente ao médico. Se todas as pessoas se prevenissem melhor, certamente haveria menos doentes nesse mundo.

E como bônus,vamos deixar para você uma receita simples e caseira para ajudar a combater a micose da unha.  Não descartando, no entanto, a necessidade de  consultar-se com um especialista.

Receita para combater micoses nas unhas

Em uma bacia, coloque um litro de água morna, 1/3 do copo americano de vinagre, 2 colheres de bicarbonato de sódio, e uma colher de sal .

Deixe seus pés de molho por no mínimo 30 minutos, depois seque bem.  Com espátula esterilizada limpe bem as unhas.

Repita esse processo no mínimo duas vezes por semana, e irá ter um resultado excelente.

E então, o artigo ajudou você? Caso desejar expressar sua opinião ou tira duvidas sobre as informações aqui postadas, entre em contato conosco, com muito prazer lhe retornaremos, sempre que possível.

Atente para suas unhas, cuide de seu corpo,
viva bela e com qualidade!

Unhas decoradas © 2018 - Todos os Direitos Reservados